O dia 7 de setembro é lembrado e festejado todos os anos e isso não é novidade para ninguém. É uma semana repleta de desfiles nas escolas, dos famosos desfiles da marinha, aeronáutica e exército, além de menções aos valores da pátria, a história da independência e o feriado, certo?
A História:
Há 195 anos iniciava-se a Independência do Brasil, porém um dos fatos históricos que mais influenciou o início da nossa independência nem ocorreu aqui, mas sim no Reino de Portugal, com a invasão do exército francês, e isso também foi um pouco antes de 1822, em 1807.
Portugal estava sendo invadido pela França e para sua própria proteção, a família real portuguesa viajou ao Brasil, sua colônia mais rica e desenvolvida da época. Nesse período o Brasil começou a ser estruturado por D. João VI, que em destaque, após sua chegada em 1808, decretou abertura dos portos brasileiros às nações amigas, entre elas Inglaterra.
D. João Vi, em 1816, mudou-se para o Rio de Janeiro, transformando a cidade em sede da Monarquia. Ali no RJ, formou o seu ministério, cancelou a proibição da criação de indústrias, atacou e ocupou a Guiana Francesa, fundou escolas, bibliotecas e fortaleceu o exército nacional.
Em 1820, uma revolução liberal em Portugal obrigou a família real a voltar, porém para manter um representante real aqui, D. João nomeou seu filho mais Velho D. Pedro de Alcântara de Bragança, como Príncipe Regente do Brasil.
DIA DO FICO:
Em janeiro de 1822, D. João recebe carta da corte de Portugal e de seu pai D. Pedro, pedindo seu retorno, bem em época da “Revolução do Porto”. Com pressão interna no Brasil, ele nega ao pedido em 9 de janeiro de 1822, dizendo:
“Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico”.
Além disso, junto de José Bonifácio, seu primeiro ministro, D. Pedro intensifica as ações em prol da independência do Brasil, entre elas:
- Obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino.
- Determinou que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o “cumpra-se”, ou seja, sem a sua aprovação.
- Conclamou ao povo lutar pela sua independência.
Enfim, no dia 7 de setembro, após retornar de uma rápida viagem, parando às margens do rio Ipiranga D. Pedro recebe uma nova carta de seu pai e da corte, solicitando que ele voltasse para Portugal, porém ele a recusa assim dando origem ao grito de “Independência ou Morte”. (Não há comprovações históricas do Grito do Ipiranga, literalmente analisando).
Muitas batalhas marcaram a nossa independência, que se estendeu durante 3 anos (1822-1825) e alguns países só reconheceram nossa independência anos após isso.
- Dias Atuais
O que sobrou dos valores do Brasil?
Um país repleto de belezas e riquezas naturais, porém com um povo decepcionado pelos seus últimos anos vividos. São várias as crises de segurança, saúde pública e econômica em nosso país.
A semana da independência de 2017 está sendo comemorada na mesma semana em que até as eleições da sede das Olimpíadas do RJ são alvo de investigações. E você, acha que estamos longe do fim desse filme de suspense e muita trama, chamado – As investigações da Lava-Jato?
Contudo o povo brasileiro nunca deixou de ser sonhador, feliz e batalhador e é acreditando nesse pensamento e postura, somados ao controle rígido sobre os governantes que podemos restabelecer um país novamente INDEPENDENTE e VALORIZADO frente ao mundo.
Agradecemos sua leitura e desejamos um ótimo feriado!
😉
Comentários recentes