Hoje nós trouxemos para vocês mais uma marca japonesa que fez história no mercado do motociclismo, se tornando uma das montadoras mais tradicionais do mundo.
Vamos conhecer a história da marca Honda e a mente brilhante por trás de toda sua história desde sua fundação: Soichiro Honda. E eu já te adianto que foi preciso muita persistência para que a marca chegasse ao patamar que chegou. Está curioso para saber essa história de pura superação? Continue lendo esse artigo!
“Sucesso é 99% fracasso.” Essa frase foi dita exatamente por Soichiro Honda, fundador da Honda e define bem tudo o que ele passou.
Aos 15 anos de idade Soichiro abandonou a pequena vila em que morava e foi para Tóquio procurar emprego. Conseguiu trabalho de aprendiz em uma mecânica de carros e apenas dois anos depois, desenvolveu um carro de competição e bateu recorde de velocidade. Só isso já mostra o potencial do garoto e onde ele poderia chegar.
Poucos anos depois, abriu sua própria empresa de anéis de pistão e fabricava e vendia para Toyota, mas perdeu o contrato com a marca e acabou fechando o negócio. Melhorando suas habilidades e técnicas de fabricação, ele consegue melhorar ainda mais a qualidade dos seus produtos, mas surge um novo empecilho: a segunda guerra mundial.
O crescimento da gigante Honda
Com os negócios dando certo e expandindo, Honda perde materiais de produção, que deveriam ser priorizados para produção bélica, e tem duas de suas fábricas destruídas. Sem materiais de produção e com as fábricas destruídas, Soichiro vende os vestígios que restavam da empresa. Com o dinheiro da venda, em 1946 ele fundou o Instituto Técnico Honda de Pesquisa.
Em um Japão pós guerra, Honda consegue criar uma motocicleta motorizada, com motores que eram quase restos de guerra da empresa Tohatsu, mas a partir desse projeto ela começa produzir os próprios motores.
Com o dinheiro desses motores vendidos e das bicicletas motorizadas, ele vende o instituto e funda, finalmente a grande Honda Motor Company, em 1949, e fabrica o primeiro protótipo da marca: Dream D, de 98 cilindradas e motor de dois tempos. Dois anos depois de seu lançamento a marca já vendia 130 unidades por dia!
Em 1952 ela lança a F-Type, motocicleta de 50 cilindradas, que foi um imenso sucesso e menos de um ano depois já atingia a marca de 6000 unidades vendidas ao mês. Inclusive, a motocicleta mais vendida no mundo é da Honda, e o modelo se chama Super Cub.
No Brasil, a marca chegou apenas na década de 70. Em 1977, já eram fabricadas 34 mil motos no país e 79% correspondiam à marca Honda. Para você ver a força dessa marca no país!
Hoje a Honda fabrica além das motocicletas, automóveis e outros equipamentos. Sua marca no mundo do motociclismo é incalculável. Além de ter popularizado o motociclismo, trouxe ao ramo tecnologia de alto nível e inovações nos modelos. Realmente, não é pra qualquer um!
E aí, o que você achou da história incrível de Soichiro Honda e da marca que transformou o mercado das motocicletas? Não esqueça de participar da nossa série, é muito simples e rápido!
Tire uma foto com sua moto na Tenda e MARQUE O PERFIL DA TENDA NO INSTAGRAM @TENDA DO UMBU.
- Poste COM A Hashtag #MINHAMOTONATENDA.
- Responda à pergunta: Por que sempre paro na Tenda do Umbu com minha moto?
A melhor resposta ganhará um prêmio ESPECIAL E SURPRESA DA TENDA DO UMBU COM A GUTTI.
Até breve!;D
Comentários recentes