Viajar de moto desbravando as estradas do Rio Grande do Sul é o hobby de muitos aventureiros por aí. E um dos principais destinos é a Serra Gaúcha, mas com um detalhe: viajando pela Rota Romântica, que proporciona um caminho com paisagens incríveis, pontos turísticos históricos, gastronomia farta e diversos encontros de motociclismo que ocorrem durante o ano.

O trecho chamado de Rota Romântica é composto pelas curvas acentuadas da BR116, fazendo parte do caminho que vai de Porto Alegre até chegar próximo às cidades de Bento Gonçalves, Gramado e Canela, as principais cidades turísticas da Serra.

E um dos principais pontos desse caminho não poderia deixar de ser a Tenda do Umbu, já conhecida como a parada obrigatória da BR116. A prova disso são os inúmeros motociclistas que param na Tenda todos os finais de semana, formando uma espécie de encontro daqueles que dividem uma paixão: o turismo sobre duas rodas.

rota-romantica

Depois de aproveitar a estrutura do local, que oferece restaurante, lancheria, café colonial, espaço de lazer para tomar chimarrão e loja com artesanato e artefatos de motociclismo, o caminho continua e reserva outros pontos turísticos que valem a pena desbravar. Para conhecer alguns deles, clique aqui e acesse nossa matéria que traz várias dicas de cidades da região.