Se você pensa que a Páscoa é apenas uma festa religiosa, agora descobrirá que existe muito mais por trás dessa data. Independentemente de qual for a sua religião ou crença ou se você se considera descrente, entenda que Páscoa é sobre estar vivo e estar vivo não é somente uma condição, mas um movimento.
Como assim um movimento?
A palavra Páscoa provém do termo hebraico pesach, que significa passagem. É sobre compreender que há coisas pelas quais precisamos passar. É o movimento de finalizar e iniciar ciclos. É precisar morrer para renascer todos os dias ou semanas ou meses. É compreender que para sentir vitalidade, muitas vezes, é necessário pausar a rotina e refletir, soltar o que precisa ir e abraçar o novo que está por vir.
A Páscoa é sobre esperança
A espera por dias melhores, por pessoas saudáveis, por voltarmos a respirar sem máscaras, por termos mais pessoas chegando do que partindo. Nós todos precisamos voltar a ter esperança. A palavra esperança vem do latim: sperare. Sentimento que leva o homem a olhar para o futuro e esperar condições melhores do que no dia atual. É o que nos faz compreender que é preciso aguardar o tempo certo para todas as coisas debaixo do céu.
Não temos o controle sobre tudo, mas podemos agir aos poucos, no nosso movimento, esperando por melhores notícias, novos sorrisos e abraços calorosos. Se a junção da passagem com a esperança não for suficiente, então há a necessidade de buscarmos a FÉ.
Onde a fé se encontra?
A fé está dentro de cada um de nós. Ela aparece nos momentos mais difíceis, nas horas em que nos colocamos à prova, nas situações em que a justiça parece não acontecer e racionalmente nada conseguimos resolver. É quando o relógio para e a incerteza do amanhã toma conta do nosso ser. A fé nasce ou aparece para nos fazer crer.
Porém, a fé e a esperança não existem sem a companhia de outro sentimento que, por muitas vezes, foi e continua sendo esquecido: o amor. Só é possível vencer barreiras quando amamos. Amar não só no sentido de dizer “eu te amo”, mas amar o nosso próximo, amar nós mesmos, amar a natureza, as pessoas, os animais, a vida, tudo. É fácil amar quem nos faz bem, mas amar quem nos faz mal, quem nos prejudica, é uma grande prova do quanto somos capazes de perdoar e recomeçar, sete vezes ou mais.
O perdão que move o mundo
A passagem nada mais é do que saber entender que tudo o que acontece em nossa vida tem um propósito, seja ele grande ou pequeno e que, por trás dele, há a esperança, a fé e o amor. Nada mesmo acontece por acaso. Se hoje você está passando por uma grande luta, acredite que este é o momento perfeito para ter força e renascer, porque a Páscoa não é sobre o nascimento da criança, mas sobre renascer quando preciso for. Com carinho, nossa Tenda do Umbu deseja uma Feliz Páscoa para você e seus familiares!
Comentários recentes