Hoje queremos trazer a indicação de uma leitura para nosso público fiel de motociclistas e apaixonados por viajarem.

O Motociclista Ricardo Lugris lançou o livro “Montar e Partir” que é a segunda obra do autor e relata viagens a partir de um misterioso percurso pelo Cáucaso, em uma BMW R 1200 GSA

Após o sucesso de Tempo e Equilíbrio, lançado em 2018, Ricardo Lugris conta sua nova aventura em cima de sua moto BMW R1200 GSA, no livro Montar e Partir, da editora Europa. Depois de rodar por mais de 700.000 km, ele sai do conforto da cultura ocidental e vivencia um pouco dos mistérios e histórias de uma das mais antigas civilizações do planeta, na região do Cáucaso, entre Europa e Ásia. O lançamento será na Feira do Livro de Porto Alegre dia 09 de novembro, às 16h, na Praça de Autógrafos.

Como ponto de partida, Lugris deixa sua residência em Chantilly, na França, para levar o leitor com ele em uma nova experiência sobre duas rodas, por estradas e lugares que incluem até o deserto de Karakum, no exótico Turcomenistão. A região do Cáucaso é conhecida por sua grande instabilidade e conflitos territoriais, mas também por belezas peculiares, como sua extensa cordilheira, que separa geograficamente a Europa Oriental da Ásia Ocidental.

Mais do que a viagem em si, o autor relata outras recordações e reflexões com diferença entre espaço e tempo de toda uma vida marcada por viagens sobre duas rodas, como apresentada em seu primeiro livro, Tempo em Equilíbrio.

Para Lugris, Montar e Partir é a síntese de todas as possibilidades de descobertas que uma moto pode propiciar: “Em cada capítulo dessa viagem eu também introduzi um flashback de viagens anteriores, uma espécie de ‘viagem dentro da viagem’, em reflexões que levam o leitor a se aventurar por outros caminhos por mim percorridos”, conta. O livro tem cerca de 500 páginas, com uma parte dedicada a registros fotográficos feitos ao longo das viagens.

Sobre o autor

Ricardo Lugris é gaúcho, natural de Bagé. Casado, tem duas filhas e uma neta. Vive na França e ganha sua vida vendendo aviões, profissão que foi instigada nas mais de três décadas como executivo de vendas internacionais da Embraer. O autor escreve sobre o que observa e sente, desde o guidão de sua motocicleta, por achar que a realidade é mais divertida do que a ficção. Montar e Partir é sua segunda incursão no universo da literatura de viagem, tendo como ferramenta a sempre presente motocicleta, paixão de muitos anos.

Artigo por: Tamiris Souza e Mariana Ribeiro (Assessoria de Imprensa)
Créditos Imagens: Arquivo pessoal

Sobre o livro

Curtiu o post e dica de leitura de hoje?
Deixe seus comentários e indicações também para nós postarmos.

Até o próximo post! ;D