Hoje iniciamos uma série especial, com uma marca lendária e que encanta aos olhos de praticamente todos os motociclistas, desde os mais velhos até os mais novos.
Bora juntos dar  uma volta na história e curiosidades da Harley Davidson? #PartiuHarley

Se fôssemos citar as principais marcas que mais se identificam com seus consumidores, a Harley Davidson, com certeza, estaria entre a lista das TOP 5, não é? A marca de motos Harley Davidson não apenas representa uma categoria e uma marca dentro do mercado de motos, mas também cria e vende um estilo de vida aos seus compradores e fãs.

Mas de onde veio tudo isso? Como uma marca consegue criar tanta identificação e representação por parte não só do seu público, mas até de meros admiradores dos veículos de 2 rodas?

 

O  início de uma longa e linda história da Harley Davidson…

Há mais de 100 anos atrás em uma pequena e pacata cidade chamada Milwaukee, do estado de Wisconsin/EUA, iniciava-se ali a história de uma marca que conquistou e conquista até hoje milhares de pessoas pelo mundo.

Em 1903, Arthur Davidson, com seu amigo e futuro sócio Willian S. Harley se uniram para empreender. Os jovens instalaram um motor em uma simples bicicleta, para se locomoverem mais rápidos e competirem. Harley era responsável pela criação de padrões e Davidson desenhista, emprego este que já exercia em uma empresa outra automotiva.

O primeiro protótipo criado não era forte o suficiente ainda, e tinha dificuldades para subir locais mais íngremes, porém a Harley estava longe de parar no meio da lomba e desistir.

Primeiro Protótipo - Harley Davidson

Existe uma singularidade na Harley Davidson que o bisneto afirma ter desde o primeiro dia de fundação da marca: O VISUAL, O SOM, E O PRAZER. Alguém não concordaria com tal citação? hehehe

Com base nesses valores, iniciaram o trabalho de um  segundo protótipo, este já com um motor mais potente de 405 cm³, porém, o que realmente veio a se destacar mesmo teria sido o terceiro protótipo.

O modelo da lendária e clássica SILENT GRAY FELLOW com motor de um cilindro inclinado de 410 cm³ que desenvolvia 3 cavalos, com uma válvula de admissão automática e com uma transmissão de correia se destacou. Com representação em Chicago, a marca já havia vendido 3 motos das 12 produzidas naquele ano.

Silent Gray Fellow

Entretanto, o ano de 1906 foi ainda melhor, pois a Harley Davidson já estava em uma fábrica maior, com 5 funcionários trabalhando em tempo integral e produzindo aproximadamente 50 motos por ano. Neste mesmo ano a SILENT GRAY FELLOW recebeu melhorias e com seu motor mais potente de 450 cm³, com 4 cavalos, impressionava a todos que viam ela passar, sendo um modelo que fez sucesso até 1911-1912.

Com todos esses diferenciais, prêmios em competições, entre eles o de resistência rodando 300km com 5 litros de combustível, fizeram a marca ganhar notoriedade e popularidade.

No ano de 1907 mais um Davidson se junta para a Harley-Davidson Motor Company, Willian Davidson, irmão de Arthur. Ainda no mesmo ano há registros que foi vendida a primeira moto para a Polícia de Detroit, parceria a qual teria expandido no ano seguinte e se mantido até os dias de hoje.

A Harley Davidson sempre foi notada pela sua robustez e força, além do seu lindo estilo. Essas características fizeram dela um ótimo meio de locomoção, tanto na primeira quanto na segunda guerra mundial. A Harley foi muito usada por mensageiros e pelos próprios soldados.

As motos da Harley foram ainda adaptadas pelo exército americano, se tornando uma fortíssima aliada dos norte-americanos nos campos de batalha.

Soldados EUA - HARLEY DAVIDSON

 

O RONCO ÚNICO DA HARLEY DAVIDSON

Como citado anteriormente a Harley Davidson também sempre se destacou pelo ronco, sendo algo característico da marca pela forma de produção e montagem. Na Harley o pistão passa pelos tempos de admissão, compressão, combustão e escapamento a cada duas voltas do virabrequim. Um motor Harley tem dois cilindros e dois pistões, mas há somente um mancal de biela no virabrequim.

As duas bielas estão conectadas neste mesmo mancal, que combinada com a disposição em V dos cilindros, o que impede que as explosões ocorram em intervalos regulares. Com isso, as explosões não ocorrem a cada 360º, pois na Harley é assim o ciclo:

  1. Primeira Explosão ocorre e logo depois de 315º outra explosão;
  2. Após as duas primeiras, há um intervalo de 405º e outra explosão;
  3. A explosão seguinte se dá em 315º e novamente há um intervalo de 405º… E o ciclo continua… Em marcha-lenta, podemos ouvir o som “pop-pop” seguido por uma pausa. Por isso, o clássico som da Harley se assemelha a “pop-pop”…”pop-pop”…”pop-pop”. Este é o som exclusivo que ouvimos!

Ficou curioso para entender melhor, então escuta o vídeo abaixo e confira todos os principais roncos da Harley e aprecie essa música de duas rodas. DÊ O PLAY E SINTA O RONCO!

E aí, curtiu o conteúdo? Não deixe de compartilhar nas redes sociais e marcar seus amigos motociclistas, em especial os que possuem Harley né??

…continua