Café colonial é uma das tradições gastronômicas mais fortes do nosso estado, principalmente na região serrana. Mas você sabe de onde ele surgiu? Então confere nosso post de hoje!

O sul do Brasil sofreu forte influência da colonização alemã, os imigrantes, chamados de colonos na época, vieram para a região para trabalhar por volta do século XVII, e antes de iniciarem o trabalho no campo, tinham o hábito de tomar um farto e reforçado café da manhã, para aguentarem o dia inteiro.

Além disso, após as missas de domingo, os fiéis iam acompanhados de uma bandinha até o salão paroquial para se divertir, dançar, e claro, saborear os pratos típicos produzidos pelas mulheres da vila.

A fartura acabou se tornando uma tradição e sempre muito ligada a cultura do colono. No cardápio eram servidos pães caseiros, queijos, tortas, cucas, rosca de polvilho, variados tipos de salsichas e linguiças, biscoitos alemães, chimia, mel, leite, café e até mesmo vinho. Comida para ninguém colocar defeito!

Até hoje essa tradição se mantém, principalmente na região da serra gaúcha. Se você quiser saborear um delicioso e completo café colonial, aqui mesmo na Tenda do Umbu, servimos sempre aos domingos, agora das 11h às 16h.

Esperamos vocês!